terça-feira, 26 de maio de 2009

Vivendo e morrendo entre a luz e as sombras

Comecei a escrever Uma Guerra de Luz e Sombras há 13 anos, se não me engano. Ricky Nobre poderá confirmar, pois ele tem uma memória cronológica que me falta. Pra mim, ontem, hoje, ano passado ou dez anos atrás, é tudo a mesma coisa.

Este blog é dedicado a este livro que me ensinou muito e que eu espero que possa entreter você. Estamos em maio, e o livro ainda não está pronto, pois eu mudei muito desde 1996. Naquela época, eu escrevia em caderninhos encadernados com camurça preta que se chamavam Livros Negros. Dava um medo danado, mas meus amigos mais chegados sempre liam e anotavam suas sugestões. Na verdade, o Livro Negro nada mais era que o que chamamos hoje de fanfics. Eu pegava uma série e me aprofundava na parte dramática que geralmente não existia. É só lembrar que eu cresci com as séries dos anos 80 e 90, quando tudo era resolvido em um só episódio e nunca mais era lembrado. Personagens sumiam e apareciam sem maiores explicações. Supunha-se que as pessoas que assistiam não prestassem atenção e nem acompanhassem, então procuravam se manter ralos.

Hoje, temos Lost, Heroes, House, Desperate Housewives, O Desafio, Justiça sem Limites, Cold Case, Supernatural, Buffy, Angel, C.S.I., Scrubs e uma centena de outras séries que acreditam um pouco mais na inteligência do público. Hoje, quem acompanha uma boa série, não se contenta com uma novela mal escrita. Não dá pra retroceder, não dá pra querer menos.

De volta à Vaca Fria, eu escrevia os Livros Negros. Eram uma catarse, eu era livre, não tinha vergonha de nada. Hoje, acho que sou mais travada! Leio trechos hoje e eu mesma olho em volta enrubescida pra ver se não tem ninguém olhando. O último dos Livros Negros, porém, seguiu um caminho diferente. Não era mais a série, os personagens cresceram, a história evoluiu muito mais do que era possível no universo original e todos gostaram, e esperavam ansiosamente os volumes seguintes.

Quando percebi que aquilo estava melhor do que a encomenda, resolvi tratá-lo decentemente e comecei a escrever. O processo de criação é estranho. Eu via cenas, sonhava com outras, e ia juntando, mas percebia que faltava algo. Algumas coisas, eu simplesmente não sabia o termo certo para usar. Com o tempo, percebi que aquela história era bem mais profunda do que eu percebia. Tudo o que eu imaginara era verdade no mundo espiritual e no nosso: os feitiços e magias, os fantasmas e ataques, os métodos de proteção e como sofrem as pessoas que não conhecem as artemanhas desse mundo invisível. E então, finalmente, quando eu estava pronta, as cenas que faltavam vieram sozinhas, sem que eu sequer estivesse pensando na história. E vieram com tal intensidade que foi impossível ignorá-las.

No começo, a história se chamava Anjos & Demônios. Aí, adivinha! Pois é, Dan Brown chegou primeiro... Então virou Entre Anjos e Demônios, mas a similaridade ainda incomodava. Os fãs do Dan Brown iam me odiar, e os que odiavam o Dan Brown também iam me odiar, e a história não tem nada a ver com seja lá o que o Dan Brown escreveu, então, precisávamos de um título novo.

De repente, o nome novo veio. Uma Guerra de Luz e Sombras pareceu perfeito. Vivemos todos entre a Luz e as Sombras, fazendo nossas escolhas, pensando e sentindo. O livro é rico em detalhes sobre os mundos invisíveis e, se você já me conhece, sabe que não é fantasia. Mas se você não acredita em nada disso, pode ficar a vontade e se divertir do mesmo jeito. Se você gosta de um bom suspense, se gosta do meu bom humor, se gosta do meu jeito de escrever e se não tem medo do escuro, então você vai curtir! Te espero aqui, muito em breve!

5 comentários:

"Mitchelle Mizuki Lee Jr" disse...

Shushus.....Não vejo a hora de Te-lo em Mãos...Pelo Visto Prometer.....

Aibell disse...

Muito ansioso para Uma Guerra de Luz e Sombras! Te adoro, Eddie!

fabio disse...

Espero que não demore muito!!!
Com certeza este já é meu!!!
Abraços eddie!!!

fabio disse...

Espero que saia logo!
braços eddie!!!

fabioarturius disse...

Olá eddie tudo bm?????
E o livro sai quando estou ansioso por ele!!!?????
Abraços!!!!